Últimas Notícias

Ribeirão Pires

E-mail Imprimir PDF

Localizada a 40 km de São Paulo, Ribeirão Pires tem suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que propicia a convivência harmoniosa de sua vida urbana com a exuberante Mata Atlântica. Limita-se com Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Rio Grande da Serra, Santo André e Mauá. A Rodovia Índio-Tibiriçá (SP-31) corta a cidade e é o principal acesso à Via Anchieta.

A cidade possui população de 107.046 habitantes (IBGE, 2007) distribuída em um território de 99 km2. Totalmente inserida em perímetro urbano, a cidade possui altitude média de 800 metros e temperatura anual média de 19º Celsius.

Uma das Estâncias Turísticas reconhecidas pelo Estado de São Paulo e única entre as sete cidades que compõem a região do Grande ABC, possui atrativos como pesqueiros, chácaras, mirantes, parques, centros hípicos, igrejas, feira de artesanatos e os mais diversos eventos.

Economia

Ribeirão Pires, devido a estar inserida em área de proteção de mananciais, não possui atividade industrial de peso, como em outros municípios da região. A cidade, como única estância turística da região, tem nessa atividade uma grande fonte de recursos. Além do turismo, a economia local se baseia principalmente nos setores de metalurgia, móveis, plásticos, artefatos de cimento, cerâmica, alimentos e vestuário.

Nos últimos anos, o comércio e os serviços cresceram consideravelmente. Dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2005 mostram que esses setores abrigam quase três mil empresas na cidade, impulsionando o desenvolvimento local. A Prefeitura tem investido em alíquotas diferenciadas de impostos, como o ISS (imposto sobre serviços), para impulsionar o crescimento.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica) de 2005 apontam em Ribeirão Pires um PIB (Produto Interno Bruto) de 1,141 bilhão de reais. Em 2002, a economia da cidade produziu um patamar total de aproximadamente 771 milhões de reais. Esses valores representam, em três anos, um crescimento de geração de riquezas de quase 48% nesse período.

 

Mais informações: www.ribeiraopires.sp.gov.br

 

 

Localize-se: O Grande ABC Ribeirão Pires